Cadastre seu email para receber nossa newsletter

Voce recebeu um diagnostico
de Câncer e encontra-se perdido?
O Espaço Vida vai te ajudar.
Nós, profissionais do Espaço Vida,
vamos ajudar você minimizando
o sofrimento psíquico
e resgatando a aliança com a vida.
Nós queremos fazer
a diferença na sua vida
cuidando com cuidado.
Caminhante, não há caminho,...
Faz-se o caminho ao caminhar
Antonio Machado (1973)
Lembre-se:Você pode ter câncer,
mas ele não tem você!

NOSSA
HISTÓRIA

Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo
Joel Barker(1973)

A história do Espaço Vida se entrelaça com a nossa historia profissional e pessoal. Como pessoas e profissionais, inclusive dentro de nossa posição teórica, a Psicanálise, não acreditamos no acaso. Tudo tem uma razão de ser, embora na maioria das vezes não entendamos imediatamente o porquê do que nos acontece.

Somos três profissionais que nos encontramos em momentos diferentes e por razões diversas. Duas de nós, psicólogas, caminhamos juntas desde a nossa Pós Graduação, há 27 anos atrás. Sempre tínhamos muitas inquietações e um desejo enorme de ajudar pessoas em sofrimento psíquico e para isso sempre mantivemos esse compromisso com nossos consultórios.

Mas sentíamos que precisávamos fazer mais e partimos para uma experiência de trabalho em Hospitais e em Postos de Saúde. Lá lidávamos cotidianamente, além da dor psíquica, com a dor física; com o desejo conjunto de vencer o limite entre a vida e a morte. Mas isso ainda não bastava... Permaneciam as inquietações... Queríamos fazer mais; trabalhar com outros profissionais, para juntos podermos ser um escudo diante de tão ameaçadora doença...

Uma de nós, também apaixonada pela Educação, há muito também se encaminhou pela Docência Universitária, onde se encontrou com uma terceira pessoa que tinha um longo caminho na área de saúde como estomaterapeuta , cuidando das pessoas com muito cuidado e que foi buscar na formação da Psicologia uma ferramenta que poderia agregar seu trabalho para diminuir o sofrimento dos pacientes oncológicos colostomizados.

Desse encontro de nós três e de um desejo latejante, surgiu nossa ideia que ganhou ainda mais força quando uma de nós repentinamente passou a ser paciente, após a descoberta de um câncer de mama inesperado. Passando por todos os sofrimentos, inquietações, sentimentos, procedimentos e tratamentos como qualquer um, essa pessoa especial de nossa equipe foi buscar no fundo de sua dor uma aliança com a vida e num processo solitário procurou se cercar de todas as possibilidades terapêuticas que pudesse ajudá-la naquele momento, que sabemos ser tão difícil. Nesse sentido, além de contar com sua psicóloga, pode ter acesso a um excelente mastologista e se submeteu a cirurgia, início de um longo caminho de tratamento onde se somou um novo parceiro: seu oncologista. Buscou, também, uma orientadora nutricional especializada em câncer, que recomendou alimentos que poderiam ajudar para que os efeitos da quimioterapia e radioterapia fossem o menos danosos possíveis. Paralelo a isso iniciou um processo de drenagem linfática com o objetivo de ajudar a recuperação da ferida cirúrgica. Também buscou ajuda de uma advogada para que tivesse seus direitos assegurados, inclusive porque como sabemos, o gasto durante o tratamento é elevado. Enfim, essa nossa parceira que ajudou também a conceber o Espaço Vida teve o desejo, a força e a informação dos caminhos necessários para superar esse momento, com o menor sofrimento possível. Podemos dizer que sua história de superação e sucesso se deve ao fato de que, além de se manter psicologicamente saudável, ela pode buscar e encontrar profissionais parceiros na sua luta, planejando e organizando a sua meta de recuperação e de sua saúde, instalando um processo de renascimento para além do câncer, que a fez ver o quanto era necessário rever toda sua história e lutar não só com a doença e sim pela qualidade de vida.

Baseadas no caminho de cada uma de nós, o Espaço Vida nasceu como um sonho de tornar possível ajudar pessoas em sofrimento físico e psíquico diante de um diagnóstico de câncer.

Nós queremos ser para cada pessoa que é atravessada por este diagnóstico, uma rede de amparo constituída por profissionais de várias áreas que tenham um olhar personalizado e integrado sobre esse sujeito em sofrimento.

Nesse sentido, nós queremos ser para cada um uma aliança com a vida...

ESPAÇO
VIDA

O Espaço Vida pulsa...
Por alguém que já precisou de ajuda...
Por uma cicatriz profunda...
Por tanta dor e sofrimento...
Que merece rompimento...
Por um filho em profecia...
Que se desfez das amarras que o prendia...
Enfim uma morte anunciada precisou ser ressignificada...
E a vida se fez...
Latejante, espumante, desejante...
Num projeto intrigante de um filho que nunca pode ser gestado...
Mas foi por demais esperado...
E que somente pode ser realizado por ter a garantia de estar separado...
Éramos três ...

Marcia Parga (2013)


Espaço Vida - Todos direitos reservados.